Clínica Prohair utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Nosso Blog

Acompanhe a seguir nossas matérias, dicas e notícias e saiba mais sobre os cuidados, orientações e notícias a respeito de Implantes Capilares!

Como descobrir se você sofre com calvície?

Como descobrir se você sofre com calvície?
COMPARTILHE

A calvície é uma preocupação que geralmente percorre os homens, mas se tornou uma preocupação geral, já que tanto mulheres quanto homens estão cada vez mais cuidadosos e preocupados com a sua aparência. 

A  preocupação com a calvície se intensifica ainda mais com quem já possui casos na família, sendo que os motivos da calvície na maioria dos casos pode estar relacionado a genética ou hormonal. Entretanto, a perda de cabelo pode se intensificar pelos hábitos do dia a dia , como estresse, doenças inflamatórias e autoimunes, entre outras.  

É necessário acompanhar todo o processo da calvície, pois ela não surge de uma hora pra outra, é um um longo processo, neste artigo indicaremos alguns sinais de como descobrir a calvície, lembrando que você deve procurar um especialista. 

 

Alguns sinais do processo de calvície 

 

Um dos primeiros sinais da calvície é ficar atento a como está o estado do seu cabelo, já que as mudanças ocorrem de maneira discreta, mas de forma progressiva. Por isso é importante sempre observar o seu cabelo com algumas fotos de anos atrás, para que haja um parâmetro de antes e agora.  

Cotidianamente nosso cabelo tende a cair. É necessário  ficar atento aos sinais para saber se a queda é normal ou não. Elencamos algumas causas da calvície: 

 

Genética

 

Quando se fala em calvície o primeiro pensamento é, será que minha família tem histórico de calvície. A resposta é sim, se sua família tiver histórico de calvície as chances são muito grandes de você também ficar calvo. 

A alopecia androgenética que é conhecida como um tipo de calvície está intritamente ligada à predisposição genética, e também a uma maior probabilidade para o sexo masculino.  

A alopecia androgenética se manifesta na adolescência e vai se intensificando na vida humana, entre os 20 e 25 anos os cabelos já começam a ficar bem ralos. 

 

Mudança de espessura dos fios 


É preciso também ficar atento à espessura dos cabelos, se estão muito finos, pois  pode estar ocorrendo  a miniaturização dos folículos capilares que no decorrer do crescimento do cabelo, os fios vão ficando mais finos e ralos.

Esse fato ocorre devido ao hormônio da testosterona que ao integrar o couro cabeludo em pacientes com predisposição à calvície, onde a testosterona sofre a ação de uma enzima que é transformada em di-hidrotestosterona (DHT) que vai promover a diminuição progressiva do ciclo de crescimento do cabelo, que o resultado se dá com o afinamento dos fios dando início ao calvície. 


Diminuição de  Volume no cabelo 


Você percebeu que o seu cabelo já não tem mais o mesmo volume. Pode não parecer mais esse também é um sinal da perda dos fios, e com o decorrer do tempo também é possível notar um espaçamento entre os fios. 

Nas mulheres os sintomas aparecem quando é necessário dar mais voltas com elástico  para poder prender o cabelo, ao fazer um rabo de cavalo, também é possível perceber a perda de volume ao dividir o cabelo. 

 

Queda excessiva de cabelo


A queda de cabelo em até uma certa quantidade é considerada normal, isso faz parte do nosso ciclo capilar, onde os fios nascem e caem todos os dias.  

Mas caso você perceba uma queda exagerada de fios tanto no chão como no pente e escovas, o recomendado é que você procure ajuda, pois isso pode não ser considerado como uma queda normal.


Aumento das entradas 

 

Tanto as entradas na parte frontal ou lateral da testa são outro sinal da tão temida calvície. Nos homens  as estradas são ponto de início da perda de cabelos.

As entradas surgem desde muito cedo e no decorrer do tempo essas entradas vão alcançando até se encontrarem em outro ponto que é bastante comum: calvície, que fica no topo da cabeça. 
Nesse processo da calvície, se encontram cabelos apenas nas laterais, onde são áreas que os fios sofrem com efeitos da testosterona. 


Quando  procurar um especialista
 

Como já foi falado a calvície na maioria dos casos é herdada geneticamente, o ideal é que se você possui esse histórico familiar, procure um especialista na área para ter um acompanhamento.  
Pois a calvície genética não é possível regredir, mas é possível realizar alguns tratamentos para adiar a queda de cabelo, e também já podemos contar com os implantes capilares. 

Para quem está com o processo de calvície avançado é importante procurar ajuda médica o quanto antes, para evitar a perda total do folículo capilar. Quanto mais rápido for feito o tratamento, maior será sua eficácia.  

Categorias
Dicas Notícias