Clínica Prohair utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Nosso Blog

Acompanhe a seguir nossas matérias, dicas e notícias e saiba mais sobre os cuidados, orientações e notícias a respeito de Implantes Capilares!

Qual a relação do estresse e a perda de cabelo?

Qual a relação do estresse e a perda de cabelo?
COMPARTILHE

O estresse pode se manifestar de diversas formas no nosso corpo, uma delas é por meio da queda de cabelo. A queda de cabelo devido ao estresse vai depender muito da intensidade desse estresse e outros fatores coadjuvantes que podem contribuir para esses fatores. 

Neste artigo iremos apresentar a relação que pode existir entre o estresse e a queda de cabelo. 


Qual a relação do estresse com a queda de cabelo?

 

É preciso ficar bastante atento à queda de cabelo, ainda mais  se esse fator estiver ocorrendo com bastante frequência. Pois, perdemos diversos fios cotidianamente, mas, é preciso ficar atento se essa queda ultrapassa de 50-100 fios por dia.  

O estresse faz com que alguns de nossos hormônios passem por  alguma alteração, inclusive a noradrenalina e cortisol que são hormônios ativados em períodos de risco. 

O nosso corpo acaba compreendendo que o estresse é o mesmo que perigo, é nesse momento que os hormônios citados acima aumentam o nosso fluxo sanguíneo, deixando de fluir nas estruturas menos vitais, para então focar nas áreas essenciais que são o cérebro, coração e pulmões, que acabam tendo que produzir mais energia. 

O que acaba acontecendo é que o nosso couro cabeludo, devido a grande carga de estresse, recebe pouca quantidade de nutrientes, onde as células produtoras dos fios de cabelo tem um carga de trabalho maior, tendo que ser alimentadas constantemente. E quando as células recebem menos sangue param de trabalhar, o cabelo fica fraco, e ocorre a queda. 

O nome da queda de cabelo causada pelo estresse  se denomina de eflúvio telógenos, que é uma queda que quando o estresse passa, o cabelo volta a crescer novamente. O estresse possui vários niveis e pode ser classificado como:

  • Estresse agudo: o estresse ocorre por meio de um fato estressante, dura menos de um mês; 
  • Estresse crônico: está relacionado a uma constante rotina estressante, que pode durar por meses; 
  • Estresse pós traumático: esse  estresse ocorre pela eventualidade de alguma situação de extremo estresse, um acidente por exemplo. 

 

A queda de cabelo por estresse é reversível? 

 

Na maioria dos casos a queda de cabelo em alguns locais podem ser confundidos com a calvície, mas é preciso ter atenção aos sintomas  que também são parecidos com a alopecia, que também pode ocorrer devido ao estresse.

A queda de cabelo por estresse pode ser passageira, mas as vezes pode se tornar crônica, e pode requerer  alguns meses de tratamento. Caso a queda de cabelo se persista é preciso procurar um especialista habituado a tratar o cabelo. Primeiro é necessário identificar a raiz da causa do estresse e compreender que não é possível controlar um distúrbio sem cuidar do outro, pois existe uma associação entre os dois. 
 

Você sabe quais são os tipos de perda capilar causada pelo estresse? 
 

Neste texto, iremos classificar quatro tipos de perda de cabelo causados pelo estresse: 

  • Alópecia areata: Se caracteriza por uma queda de cabelo que muitas vezes se inicia em áreas circulares que vão se sobrepondo. Ela se manifesta quando o sistema imunológico ataca os folículos pilosos, por meio do estresse grave.  
  • Tricotilomania: é um distúrbio onde a pessoa possui compulsão em puxar os fios de cabelo e sobrancelhas. 
  • Eflúvio telógeno: é uma condição que se caracteriza pela queda de cabelo depois de se passar por uma situação estressante. 
  • Covid-19: Algumas pessoas após a covid-19 relataram queda de cabelo, que pode estar relacionado ao estresse tanto físico como mental causado pela doença. 


Mas como reduzir os sintomas do estresse ? 


Por meio de hábitos mais saudáveis é possível controlar os sintomas do estresse. Destacamos algumas dicas de como reduzir esses sintomas. 

  • Fazer atividades físicas com  maior frequência: O sedentarismo é o grande vilão de quem sofre de estresse, por isso é preciso manter uma rotina de atividades físicas.
  • Tire um momento para relaxar: Sabemos que o dia a dia é bastante corrido, mas é muito importante que durante o dia, se reserve um momento para relaxar e principalmente cuidar de si mesmo, ouvir uma música que você goste, fazer um hobbie,ver um filme,  etc. 
  • Viva o presente: Se concentre apenas no presente, assim procurando  reduzir os níveis de ansiedade.
  • Procure ter uma boa noite de sono: Ter uma boa noite de sono é primordial para uma vida livre de estresse, se ocorrer a falta de sono constante pode gerar vários outros problemas, por isso procure dormir em um ambiente silencioso, evite usar celular antes de dormir, para que não haja nenhuma intromissão nesse período.
  • Fazer terapia: é importante buscar auxílio para se recuperar de algum trauma  e cuidar da saúde mental e principalmente o bem-estar emocional. 
     
Categorias
Dicas Notícias